Workshop de desenho e modelação da figura humana  

 

 

                           

Professora: Mónica Cid

 

Descrição breve do workshop

Observar, contemplar, sentir, reproduzir ou recriar a nossa dimensão corporal tem sido uma prática milenar e apaixonante para muitos de nós. Observar atentamente o corpo de um outro ser humano, os seus gestos e comportamentos e captá-los seja através do desenho e/ou da escultura pode ser uma experiência muito enriquecedora tanto a nível intelectual como sensorial. 

Quanto mais concentrados estivermos numa determinada tarefa melhor a desempenhamos, porque ao estarmos muito focados colocamos ao dispor dessa mesma tarefa todas as nossas capacidades sensoriais. O sentido da visão é maravilhoso e talvez o que normalmente desempenha o papel principal no ato de desenhar e esculpir, mas se a observação for feita de uma forma mais plena, utilizando todos os sentidos ao nosso alcance beneficiaremos de uma experiência mais rica e consequentemente de um resultado mais bem-sucedido.



Esta é uma imagem de uma peça da artista Clara Crampton representando uma violinista. Clara é cega desde a nascença.

 

Este workshop propõe praticar a observação e a representação do corpo humano utilizando o mais possível todos os nossos sentidos através de exercícios de desenho e modelação. Ao longo das várias sessões do workshop atribuímos um espaço inicial para uma fase de estudos, na qual os participantes desenvolvem a capacidade de, através do desenho e da modelação, apreender e representar a atitude principal de uma postura corporal, e é reservado também um tempo para a observação mais pormenorizada de uma determinada pose e a concretização de uma peça em massa (tipo barro) com cerca de 20 a 30 cm de altura.

 

Metodologia

As aulas são essencialmente práticas, contendo a realização de vários exercícios adequados ao desenvolvimento das capacidades desejadas. Algumas sessões podem incluir breves apresentações de matéria exemplificativa, como por exemplo, obras que nos possam servir de inspiração e/ou métodos ilustrativos à execução dos exercícios propostos e outros.

 

Objetivos

 

 

 

N.º de horas totais: 18 horas (em 6 sessões)
Dias 3, 5, 7, 10, 12 e 14 de Julho
Das 10h00 às 13h00

Destinatários
Público em geral, com idade superior a 16 anos.

 

Lista de Material

Os participantes devem trazer:  

 

N.º de participantes

Mínimo: 10
Máximo: 15

 

Condições de Inscrição

Valor da propina ………………………………………………………… EUR 190,00
Valor da propina para Sócios e Alunos SNBA* …………………...… EUR 170,00

 

Informações e Inscrições:

Sociedade Nacional de Belas Artes
Rua Barata Salgueiro, 36
1250-044 LISBOA
Telefone n.º 213 138 510    |   http://www.snba.pt   |    inscricoes.cfa@snba.pt