PROJECTO ARTÍSTICO EM FOTOGRAFIA

Fotógrafo Carlos Carvalho
(5ª Feira, das 18h30 às 20h30)



O Projecto Artístico em Fotografia embora surja como evolução e culminar do curso de Fotografia e se encontre nessa condição destinado aos alunos que completaram o 1º e 2ºano, está também aberto a alunos de outras áreas curriculares e disciplinares que pretendam e se proponham realizar um projecto artístico em que a fotografia intervenha. Assim sendo serão aceites candidaturas externas, mediante proposta e entrevista com o professor coordenador do Curso de Fotografia. 

No âmbito do Projecto Artístico em Fotografia serão abordadas questões essenciais que se colocam, quando se pretende estruturar um projecto na área da fotografia, enquanto forma de expressão artística.

As aulas serão repartidas entre os princípios teóricos passíveis de auxiliar a consolidação de um projecto desta natureza e a análise e reflexão sobre a matéria fotográfica que se for produzindo durante o curso, tendo por objectivo alicerçar conceitos para através deles agregar e organizar imagens que os concretizem. 

Questões práticas que se coloquem na materialização de um projecto nesta área serão tratadas de forma concreta e objectiva, de acordo com as solicitações que a prática projectual imponha.

A observação e reflexão sobre trabalho de autor, exposto ou publicado, bem como o que se passa no mundo da fotografia actual e as suas diversas correntes farão parte do plano de estudos.



Objectivos:

• Compreender a articulação entre texto e imagem

• Percepcionar a relação entre imagens visuais e de outras origens

• Planificar um portfólio autoral

• Projectar um livro de artista ou edição de autor

• Planear detalhadamente uma exposição

 

 

Conteúdos:

As aulas serão repartidas entre princípios teóricos e questões práticas, bem como nas propostas de concepção e execução do projecto apresentado pelo aluno. Este curso acolherá todo o tipo de propostas projectuais independentemente dos equipamentos e suportes que os alunos decidam utilizar ou das áreas disciplinares envolvidas.

As aulas realizar-se-ão entre plenárias e tutorias de grupo ou individuais, no que respeita ao acompanhamento e desenvolvimento dos projectos de acordo com as necessidades sentidas tendo em vista um melhor aproveitamento.



Preços: 70€ de matrícula e 4 propinas de 100€ cada uma



NOTA: Programas de descontos não são acumuláveis