Sob o mote “devolver a Sociedade à Cidade”, esta programação para o biénio 2013-2014 contempla até ao fim deste ano três exposições e quatro programas públicos que pretendem recentrar a SNBA na produção, divulgação e formação artística na cidade de Lisboa.
 
Por ocasião do cinquentenário da Sociedade Tipográfica, realizou-se em 1986 a exposição Ver as Artes Gráficas, uma de várias mostras organizadas na SNBA dedicadas a esta área desde a Primeira Exposição Anual dos Gráficos de 1945). Durante a exposição decorreu o ciclo de conferências Falando do Ofício, no qual falaram Tom (Thomaz de Mello), Fernando Azevedo, Victor Palla, Lima de Freitas, Octávio Clérigo e Sebastião Rodrigues. As suas intervenções, reunidas num livro então publicado, são hoje um raro e valioso testemunho de um conjunto de reflexões sobre a prática e contexto do design gráfico português por alguns dos seus profissionais mais reconhecidos.
 
Falando do Ofício será assim o leitmotiv de vários programas públicos dedicados à profissão e actividade das artes, design e arquitectura em Portugal, realizada no segundo semestre de 2013.
 
 
     
Juntos
Ciclo de conversas que traz à SNBA artistas, arquitectos, designers e seus clientes para discutir uma obra em comum. Encarando o projecto nas artes plásticas, arquitectura e design não só como acto de criação individual, mas também como um processo que visa a resposta a uma encomenda, ou a prestação de um serviço, discutir-se-á os avanços e recuos, contingências e triunfos, argumentos e compromissos em que este processo se baseia.
 
5as entre 17 Out e 19 Dez
18h30-19h30
Auditório SNBA
Entrada Livre
 

Intervalo para o Conhecimento
Com o objectivo de promover a divulgação e debate sobre o conhecimento produzido dentro da academia nas áreas artísticas, a SNBA convida criadores e investigadores a (re)apresentarem as suas teses de mestrado e doutoramento num contexto não académico, plural e aberto à discussão e à partilha de ideias.


Se já tiver concluído/defendido a sua tese de mestrado ou doutoramento em qualquer área artística, numa universidade ou instituto politécnico em Portugal ou no estrangeiro, inscreva-se através do email projectosociedade@snba.pt
Não existe processo de selecção: é só escolher um dia livre no calendário de apresentações.


2as entre 30 Set e 21 Out
2as e 3as entre 28 Out e 20 Dez
18h30-19h30
Biblioteca SNBA
Entrada Livre

Consultar agenda

Exposições
Patentes no Salão e na Galeria Pintor Fernando de Azevedo, as exposições estruturam-se em constelações de obras, objectos e documentos a ziguezaguear nos intervalos das disciplinas – arte contemporânea, design e arquitectura – que procuram na história e no tempo relações, linhas de continuidade, rupturas, excepções, falhanços, acontecimentos extemporâneos e casos de coincidência com o próprio tempo.
 

 

 

Mecenas Projecto Sociedade:
 
  Apoio à divulgação: