Exposição

Coleção Artur Jorge – Segunda Parte

A exposição, que estará aberta ao público até à véspera do leilão, presta homenagem à arte e aos artistas portugueses, que ocuparam um lugar central nas escolhas de Artur Jorge desde que começou a coleccionar arte nos anos 70.

Para a leiloeira, “Este é um dos melhores conjuntos de pintura do Séc. XX apresentado ao público português, nos últimos 20 anos.”

Trata-se da “Segunda Parte” de um conjunto de quadros, esculturas e objets d’art reunidos ao longo de quase 40 anos por um coleccionador compulsivo. Em Dezembro de 2010, cerca de 50 obras da Colecção Artur Jorge foram leiloadas em Paris, com a Christie’s.

Esta “Segunda Parte” incide sobretudo na pintura e escultura portuguesas, com obras de Arpad Szenes, Amadeo Souza-Cardoso, Mário Cesariny, Cruzeiro Seixas, Júlio Pomar, Joaquim Rodrigo, Pedro Cabrita Reis, Julião Sarmento, Rui Chafes, Jorge Vieira, João Cutileiro e Paiva & Gusmão entre ouros.

Para além destes grandes nomes nacionais, estão também representados importantes artistas internacionais, como Antoni Tàpies, Joseph Beuys, Fernand Léger e Sonia Delaunay.

o artista
Colecionador Artur Jorge

Artur Jorge Braga de Melo Teixeira, nasceu em 1946 no Porto, e foi treinador de 16 equipas em Portugal e no estrangeiro. Interessado pela arte e cultura, este técnico há já 40 anos coleciona várias obras de artistas portugueses.

Eventos
Galeria de Fotos
MAIS EXPOSIÇÕES
Desenvolvidas entre 2018 e o presente, as Paisagens a Preto e Branco pertencem à série Paisagens Ocultas, das quais conservam os sete planos que estruturam a composição e a sinuosidade da linha.
05 Dec 2020
Exposição inédita, em que o Silva Porto (1850-1893), introdutor do naturalismo / impressionismo em Portugal, tem mais de 500 desenhos da coleção SNBA expostos pela primeira vez.
07 Mar 2020
GAËTAN
17 Jul 2021