Exposição

Exposição Coletiva

13 Mar 2024 -
20 Apr 2024
O 25 de abril em aniversário permite um olhar sobre a identidade da SNBA.
Desde a origem da SNBA que se procuraram mudanças, na Sociedade Promotora de Belas Artes, que em 1861 é alternativa à exposição trienal da Academia.
Vinte anos depois, Silva Porto expõe com os seus alunos os “Quadros Modernos” no chamado “Grupo do Leão.” Assim a sua nova associação, o Grémio Artístico, de 1885, se fundirá, em 1901 com a Sociedade Promotora, originando-se a Sociedade Nacional de Belas-Artes. Com a sede, de 1913, estamos na época de ouro dos Salões.
Em 1921, a polémica estala no Chiado com o “Comício dos Novos” visando a falta de abertura da SNBA aos modernistas.
Já em 1925 um dos Novos, Eduardo Viana, cria o Salão de Outono e, em 1930, António Pedro cria o Salão dos Independentes, repetido no ano seguinte.
Em 1945, no pós-guerra, o novo partido (M.U.D.) tem como ativistas muitos estudantes de Belas-Artes. Com o apoio dos sócios mais antigos organizam as famosas Exposições Gerais de Artes Plásticas (EGAP) entre 1946 e 1956.
Na EGAP de 1947 a PIDE apreende 11 quadros de Júlio Pomar, Lima de Freitas, Maria Keil, Louro de Almeida, Mário Dionisio, entre outros.
Em 1948, na 3ª EGAP, os Surrealistas anunciam a retirada de 41 trabalhos: contra a censura. E em abril de 1952, Eduardo Malta ofende José Dias Coelho em Assembleia, e mede forças com os fundadores republicanos. Malta é expulso de associado, e logo é decretado o encerramento da SNBA, durante quase um ano.
O ciclo das EGAP encerra após 10 exposições anuais, até 1956. Em 1956 tem-se a “Exposição dos Artistas de Hoje” por José-Augusto França, logo seguida, em 1957, da Exposição de Artes Plásticas da Fundação Gulbenkian, que decorre na SNBA.
Em 1965 os cursos da SNBA são reformulados, por J-A. França, passando a designar-se Cursos de Formação Artística, com novidades: o design, a sociologia, a estética. É deste período a Galeria de Arte Moderna, localizada na cave da SNBA, onde expõe pela primeira vez Paula Rego, entre outros.
Logo após a Revolução de 25 de abril de 1974, a partir de maio, a SNBA vai acolher reuniões plenárias de artistas, propondo linhas de política cultural. Forma-se aqui o Movimento Democrático dos Artistas Plásticos, e executa-se a 10 de junho no mercado da Primavera, em Belém, um painel coletivo com 4,5 m x 24 m. Participam 48 artistas: Teresa Dias Coelho, Sá Nogueira, João Abel Manta, Júlio Pereira, Henrique Manuel, Palolo, Artur Rosa, Ângelo de Sousa, Nuno Sampaio, Lima de Carvalho, Teresa Magalhães, Guilherme Parente, Fátima Vaz, Manuel Pires, René Bertholo, João Vieira, Jorge Martins, Querubim Lapa, Manuel Baptista, Ana Vieira, Charrua, Helena Almeida, Costa Pinheiro, Jorge Pinheiro, Pomar, David Evans, Alice Jorge, Nadal, Fernando Azevedo, Vespeira, Rogério Ribeiro, Escada, Victor Palla, Tomás Mateus, António Domingues, Menez, António Sena, Justino Alves, Eurico, Sérgio Pombo, Moniz Pereira, Nikias, Victor Fortes, Jorge Vieira, Nery, Maria Velez, António Mendes e Carlos Calvet. Por entre os vários slogans escritos pelos artistas aqui e ali, António Mendes escreveu “se o 25 de abril tivesse vindo quando devia, aqui estaria o Pavia”.
Foi relevante, em 1975, a retrospetiva do escultor José Dias Coelho, que fora assassinado a tiro nas ruas de Alcântara por dois agentes da PIDE, em 1961.
A presente exposição, invocadora de 50 anos de 25 de abril na SNBA, dirigiu-se aos associados efetivos que permanecem ligados à SNBA, habilitados com formação específica em arte, e com um percurso de intervenção ao longo destas décadas. Artistas que tomaram a SNBA como ponte para a sua mensagem, e aqui são acolhidos de novo entre iguais.
É também uma forma de manifestar o apreço e a gratidão por um longo percurso que se adianta no futuro.
João Paulo Queiroz
o artista
50 Anos de Abril na SNBA
Artistas expostos:
Álvaro Carneiro, Ana Lima-Netto, Ana M. Araújo Pessanha, Ana Velez, Ana Wever, António Carmo, Dora Iva Rita, Elsa Gonçalves, Emília Nadal, Fernando Cruz, Filipe Rocha da Silva, Francisco Aquino, Gracinda Candeias, Grupo Puzzle, Guilherme Parente, Ilídio Salteiro, Isabel Sabino, Jaime Silva, João Abel Manta, João Duarte, João Oom, João Paulo Queiroz, José Aurélio, José de Guimarães, José João Brito, Lima Carvalho, Luís Paulo Costa, MAN, Manuel Gantes, Manuel San-Payo, Manuel Vilarinho, Maria Gabriel, Maria José Oliveira, Paulo Quintas, Pedro Almeida, Pedro Calapez, Pedro Saraiva, Renée Gagnon, Sara Maia, Sérgio Pinhão, Sofia Areal e Zulmiro de Carvalho.
Eventos

Conversas

Com os pintores Emília Nadal e Lima de Carvalho
Moderação de João Paulo Queiroz
A SNBA e o 25 de abril
Sábado, 23 março, 16h30

Com os pintores Isabel Sabino e Jaime Silva
E a professora Margarida Calado
Moderação de João Paulo Queiroz
Sábado, 20 abril, 17h00

MAIS EXPOSIÇÕES
SALÃO / GALERIA PINTOR FERNANDO DE AZEVEDO / GALERIA DE ARTE MODERNA
25 Oct 2023 -
29 Oct 2023