A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) traz à Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, dois projetos que consubstanciam os eixos estratégicos da sua programação durante o ano de 2023.
Francisco Vidal (AO/PT, 1978) apresenta uma instalação intitulada “Escola Utópica”, que resulta do trabalho que tem desenvolvido em parceria com diferentes comunidades e em diferentes contextos de residência artística, onde se incluem passagens por Timor, Angola, Paris (França) ou por Vila Nova de Cerveira. “Escola Utópica” sintetiza a visão pedagógica da FBAC, com iniciativas direcionadas a todos os públicos e que pretendem transformar e mobilizar competência e consciência através das práticas artísticas e do contacto com os artistas.
“Espectro”, com curadoria de Raphael Fonseca (BR, 1988), é uma exposição que parte de uma seleção de obras da coleção da FBAC onde se evidencia a presença da arte computacional, do vídeo e dos meios digitais e faz parte da estratégia de convidar curadores para, numa evocação à Liberdade, proporem leituras sobre uma coleção que conta quase 50 anos de História da Arte nacional e internacional. À SNBA trazemos uma seleção de obras que marcaram esta exposição, propondo uma leitura cruzada entre os meios analógicos de Francisco Vidal, com recurso à pintura, ao desenho, à produção de pasta de papel, por exemplo, e outras possibilidades de processo criativo, evidenciando também a qualidade das obras de videoarte que a crítica reconhece à coleção da FBAC.
© 2020 Sociedade Nacional de Belas-Artes.
Developed by Hey Digital Ventures
Powered by Sociedade Nacional de Belas-Artes