Exposição

IN TRANSIT

31 Oct 2024 -
30 Nov 2024

O conjunto das obras apresentadas formam parte de um estudo do fotógrafo Jon Gorospe, sobre uma tendência.
A investigação é baseada na extração e descontextualização de elementos fundamentais da arquitectura actual. A suavidade das superfícies, as estruturas modulares e as grelhas, são constantes em prol de uma estética de convergência em que salienta os transeuntes – quem anda, passa ou para nas cidades, de um modo extremamente simples de identificar, uma vez que suspendem os planos lisos.
As fotografias funcionam como fragmentos de uma única cidade, contemporânea. Registos apurados e minimalistas no limite da figuração, capturados em cenários de núcleos económicos e burocráticos de diversas cidades. Excertos de edifícios, elementos publicitários e dispositivos de segurança fazem parte desta série de obras fotográficas.
A peça videográfica “The Grid”, explora através do movimento, do som e da fotografia a morfologia da cidade nas nossas deslocações quotidianas, dando especial atenção à forma como nos movimentamos, e aos componentes tecnológicos que utilizamos para nos deslocarmos nas áreas urbanas.

Lisboa, Setembro de 2021

Mercedes Cerón
M.Arch, Diretora Artística e Fundadora da NAVE

o artista
Jon Gorospe

Jon Gorospe (n.1986 Vitoria-Gasteiz, Espanha). Vive e trabalha em Oslo, Noruega. Tem Bacharelado pela Escola De Artes ID·Arte do País Basco (Espanha) e Licenciatura pela Faculdade De Artes De Vilnius (Lituânia). Como um dos autores da nova geração fotográfica, Gorospe tem sido reconhecido por diversas instituições públicas e privadas, tais como o Museu Guggenheim/Programa Artista Basco (Espanha-EUA), Fundação Sasakawa (Japão-Escandinávia), Futures Photography (Europe Creative Programa), Fundação Ankaria (Espanha) e VEGAP (Espanha). O seu trabalho centra-se nas novas abordagens à ideia de paisagem antropomórfica, combina o seu trabalho artístico com o estudo e compreensão da imagem do ponto de vista teórica. Colabora em diversos projectos como curador e editor de fotografia, dirige festivais de fotografia e participa em comissões de debate e publicações.
Gorospe interessa-se pela relação que existe com o ambiente próximo às áreas urbanas. Actualmente, mais de metade da população mundial vive em áreas urbanas e está previsto que este número irá aumentar em dois terços até 2050. Há trinta anos, existiam 10 megacidades e hoje, existem 37 megacidades com mais de dez milhões de habitantes e cada uma com um total de 750 milhões de habitantes. Nos últimos dez anos, Gorospe tem vindo a desenvolver projectos a longo prazo que abordam os desafios estabelecidos pela forma como vivemos, isolando estas questões e tenta dar-lhes responda com uma combinação de fotografia, instalações de luz e videoarte.

Eventos
MAIS EXPOSIÇÕES
“Anaxágoras e Empedocles dizem que [as plantas] são movidas pelo desejo, e afirmam que são dotadas de sensibilidade e experimentam tristeza e alegria.” - Pseudo-Aristote, Des plantes, I, 1, 815 a 15, in Jean-Paul Dumont, Les Présocratiques, Paris, Gallimard, 1988, p. 669
25 Jul 2020
Desenvolvidas entre 2018 e o presente, as Paisagens a Preto e Branco pertencem à série Paisagens Ocultas, das quais conservam os sete planos que estruturam a composição e a sinuosidade da linha.
05 Dec 2020