Exposição

Os Poderes da Imagem – 40 Anos do Centro Português de Serigrafia

24 Jul 2025 -
30 Aug 2025

A Sociedade Nacional de Belas-Artes e o Centro Português de Serigrafia convidam para a exposição Os Poderes da Imagem – 40 Anos do Centro Português de Serigrafia.

A exposição celebra quatro décadas de compromisso do Centro Português de Serigrafia (CPS) com a divulgação, edição e democratização da obra gráfica contemporânea. Apresentando uma seleção de 40 obras, centra-se nas edições mais recentes, sublinhando a vitalidade e a capacidade de renovação do CPS.

A mostra constrói um retrato coletivo da diversidade técnica, estilística e geracional que define a trajetória da instituição. Júlio Pomar, José de Guimarães, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez ou Sofia Areal representam os artistas consagrados.

A arte internacional surge traduzida por artistas como Ken Rinaldo e ORLAN, sublinhando o alcance global das edições do CPS. Um núcleo dedicado a artistas associados ao surrealismo português, como Cruzeiro Seixas, Mário Cesariny e Carlos Calvet, reconhece a importância do gesto poético e visionário na obra gráfica.

A arte urbana, com nomes incontornáveis como Vhils, Pantonio, Miguel Januário, Gonçalo Mar e Kruella D’Enfer, reflete a integração de práticas visuais contemporâneas e contextos sociais urgentes.

Obras de arquitetos-artistas como Álvaro Siza, práticas de outsider art com Cláudia R. Sampaio, e experiências de fronteira como a primeira serigrafia com realidade aumentada (de Leonel Moura) ou a primeira obra tridimensional (Marisa Ferreira), expandem os limites do suporte tradicional.

o artista
Centro Português de Serigrafia
Eventos
MAIS EXPOSIÇÕES
“Anaxágoras e Empedocles dizem que [as plantas] são movidas pelo desejo, e afirmam que são dotadas de sensibilidade e experimentam tristeza e alegria.” - Pseudo-Aristote, Des plantes, I, 1, 815 a 15, in Jean-Paul Dumont, Les Présocratiques, Paris, Gallimard, 1988, p. 669
25 Jul 2020
Desenvolvidas entre 2018 e o presente, as Paisagens a Preto e Branco pertencem à série Paisagens Ocultas, das quais conservam os sete planos que estruturam a composição e a sinuosidade da linha.
05 Dec 2020